Sensibilizada para os problemas ambientais existentes a nível nacional, a Câmara Municipal da Calheta tem vindo a implementar um conjunto de medidas e boas práticas ambientais, de forma a contrariar os maus hábitos que assumem contornos nefastos no ambiente e, consequentemente, em todos os recursos naturais que caracterizam o Município.

Apostar na mudança de comportamentos e na reeducação ambiental da população, preservar a integridade física dos cidadãos, fomentar um serviço de qualidade e promover a qualidade de vida no Município são as linhas orientadoras que definem a política ambiental adoptada pela Autarquia.

Actualmente, o lixo que produzimos constitui um dos problemas ecológicos mais graves, colocando em causa a própria sustentabilidade do país. O Município da Calheta não é alheio a este problema e, como tal, a Câmara Municipal tem vindo a apostar num conjunto de medidas que passam pela introdução da recolha selectiva de resíduos, pela promoção de iniciativas no âmbito da educação ambiental e pela criação de novos espaços que fomentam uma relação de proximidade entre o cidadão e os recursos naturais.