ACORES-02-0550-FEDER-000028 Calheta + Digital

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: Câmara Municipal da Calheta

OBJETIVO PRINCIPAL: Reduzir os custos de contexto através do reforço da disponibilidade e fomento da utilização de serviços em rede da administração pública e melhorar a eficiência da administração

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 286.039,74€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA (FEDER): 243.133,78€

DATA DE APROVAÇÃO DA CANDIDATURA: 29-11-2019

DESCRIÇÃO

A operação visa alargar e consolidar as competências do Município da Calheta através da definição e implementação de um modelo de atendimento multicanal alinhado com as diretivas e processos de Modernização Administrativa, através da:

  • Definição do modelo de relacionamento com os munícipes/empresas (presencial e online);
  • Conceção do modelo de organização do espaço físico e/ou virtual de atendimento multicanal;
  • Disponibilização de instruções de apoio de suporte ao atendimento presencial e serviços online;
  • Definição do plano de ação ara implementação dos modelos aprovados;
  • Acompanhamento da implementação do plano de ação;

De modo a alcançar a integração será adquirida e implementada uma plataforma de gestão do atendimento, integrada com a ERP AIRC, gestão documental e serviços online, que permita a disponibilização em simultâneo, de funcionalidades de atendimento ao munícipe, difusão de informação e de mecanismos de colaboração.

Com a implementação da operação será disponibilizado um conjunto de novas ferramentas de serviços online e plataformas e-citizen aos munícipes e empresas por forma a desmaterializar o contato e a fomentar a proximidade.

O projeto contempla a implementação de práticas de reengenharia e desmaterialização de processos tendo em vista uma melhor gestão e controlo de prazo dos processos, através da utilização de circuitos tecnológicos, workflows, bem como outros mecanismos que contribuam para uma gestão mais eficiente.

O investimento concretiza uma componente de IT governance/reforço e capacitação tecnológica, de modo a uniformizar o suporte técnico, gerir a capacidade de crescimento e de custo de armazenamento e reduzir os custos operacionais. A mesma prevê a disponibilização de sistemas (software) de suporte à instalação das novas plataformas, sendo crucial para o sucesso da operação.

No âmbito da operação estão previstas ações de sensibilização e informação, de modo a dar a conhecer aos munícipes e empresas todas as atividades de modernização administrativa em curso no Município. Para divulgação global do projeto, pretende-se realizar um seminário de divulgação/encerramento do projeto, que visa apresentar aos principais benificiários (munícipes e empresas) os resultados, bem como partilhar com os parceiros o mesmo (benchmarking).

 

RESULTADOS

Os resultados esperados assentam no fomento de uma administração inteligente suportada na aplicação de novos conceitos nomeadamente, nas novas praticas de atendimento (presencial e online), na reengenharia, desmaterialização e simplificação de processos.

O Município da Calheta pretende atingir resultados de diversa ordem com este projeto de modernização e capacitação a saber:

  • Implementação de um novo modelo de interação multicanal;
  • Normalização/revisão de 100 formulários eletrónicos para as áreas de intervenção: Taxas e Licenças e Urbanismo;
  • Criação de uma plataforma de atendimento presencial;
  • Implementação de plataformas e aplicação movel (APP) de serviços online;
  • Reformulação do portal municipal;
  • Implementação de um novo modelo de gestão documental;
  • Redesenho de 12 novos processos (Taxas e Licenças, Águas, Urbanismo, Financeiros e Órgãos Autárquicos);
  • Capacitação tecnológica para a execução das novas metodologias de atendimento/reengenharia e para o uso de novas aplicações informáticas.

 

       
 

 

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